Perguntas e Respostas Cartas Contempladas

1. O que é uma carta contemplada?

R: As cartas de crédito são cotas de um determinado grupo de consórcio legalmente constituído e registrado no Bacen que é adquirida por um comprador em uma Administradora. O fato de o comprador foi sorteado em uma assembleia, passa a receber a denominação de cota e/ou carta contemplada. Esta contemplação da direito a proprietário da Cota o bem ou valor que está foi contratado, e como sorteado ou contemplado pode fazer uso do seu prêmio como quiser.

 

2. Porque esta carta está disponível para venda?

R: Exitem diversos motivos, mas os mais comuns são:

a-     o proprietário não tem necessidade deste crédito;

b-     Não consegue liberar o crédito por não aprovação de cadastro;

c-      Não consgue liberar o crédito por não comprovar capacidade de pagamento;

d-     Foi solicitado bens de agrantias adicionais e o proprietário não possui;

e-     Necessita de recursos financeiros e disponibiliza para venda.

f-      Etc...

 

3. Como faço para comprar uma carta contemplada?

R: Tens que preencher os seguintes requisitos:

a-     Possuir recursos financeiros para compra do valor que o vendedor quer pelos valores que já pagou;

b-     Possuir comprovação de renda de 03 a 05 vezes o valor da prestação;

c-      Possuir cadastro sem restrições;

d-     Tem que haver uma transição de compra e venda, portanto a transferência deverá ser feita ao comprador do bem;

e-     Conhecer todos os impactos tributários e fiscais que vão refletir sobre a transição do negócio, sugestão: pegar orientação de contador e ou despachante imobiliário;

 

4. Onde posso adquirir o imóvel?

R: Todas as cartas que vendemos já estão contempladas, por isso podem ser adquiridos imóveis em qualquer cidade do território nacional, desde que o mesmo esteja regularizado com sua documentação, seja urbano ou rural, novo ou usado, terreno e até mesmo para construção.

 

5. E as cartas de autos e caminhões?

R: As cotas de Auto e Caminhões também são utilizáveis em qualquer estado dentro do TERRITÓRIO NACIONAL, desde que dentro do ano limite de faturamento, que varia conforme a administradora de consórcios.

 

6. As parcelas são fixas?

R: Não, as parcelas que restam a serem pagas sofrem correção uma única vez por ano pelo índice do INCC, este se dá no mês de aniversário do grupo, ou seja, quando ele foi formado.

Somente a CEF das Administradoras que trabalhamos no momento opera pelo índice do INPC.

 

7. Quando tempo demora geralmente para as administradoras aprovarem o cadastro?

R: Após entrega desta documentação na Administradora, a resposta de aprovação ou não, se da geralmente no máximo 72 horas.

 

8. Como se transfere a carta de crédito para o meu nome?

R: Esta se dá dentro da Administradora de origem da cota após o Sr.(a) checar pessoalmente a veracidade da cota e com a concordância da administradora em transferi-la para seu nome.

Os pagamentos relativos à entrada deverão ser pagos em nossa conta pessoal no ato da transferência da cota para seu nome, assim que a Administradora de origem da cota der a anuência da transferência. Este valor nada mais é que as parcelas que já foram pagas e as vezes o ágio que o dono da mesma quer por ela já estar contemplada. Com isso o tempo em média para o dono receber o pagamento do imóvel não sai antes de 30 dias (Devido as certidões que terá de apresentar, algumas são demoradas para sair ) e não tem porque ser depois de 45 dias se o mesmo estiver regularizado.

 

9. As administradoras cobram mais algum valor na transferência?

R: Para todas as transferências, as administradoras cobram uma taxa de 1% do saldo devedor ou sobre o crédito original do plano, dependendo da administradora. 

 

10. Escolhi o crédito, e paguei o sinal. E agora?

R: Feita a checagem da veracidade da carta contemplada, é necessário fazer o envio da documentação exigida para lavrar o documento público denominado PROCURAÇÃO PÚBLICA que lhe dará poderes para realizar a transferência em sua cidade, sem a necessidade de se locomover até o vendedor da cota. Nesse momento seguirá o contrato  devidamente assinado e será solicitado o restante da entrada do negócio para darmos início ao trâmite da aquisição.

 

11. O que é uma Procuração Pública ?

R: Uma PROCURAÇÃO PÚBLICA deve ser lavrada em um Tabelionato de Notas, a pessoa que dá poderes é denominada outorgante, e a que recebe os poderes é o outorgado, esses poderes podem ser gerais ou específicos , como no caso do Consórcio que especifica o Grupo e Cota a ser representado legalmente. Toda Procuração Pública possui Livro e Folha de lavrados e nome e endereço do Tabelionato emissor na mesma. Recebida a via digitalizada por email o comprador poderá ligar para o Tabelionato emissor e constatar a veracidade do documento através do Livro e Folha.

 

12. E a via original da Procuração Pública?

R: A via original será encaminhada por Sedex e recebida em sua residência, bastando apenas dar segmento ao processo junto á administradora de consórcios e desfrutar de sua aquisição.

Obs. Esse procedimento só não se aplica á CAIXA CONSÓRCIOS, que gera a TERMO DE TRANSFERÊNCIA direto de um consorciado para outro em no prazo médio de 5 dias úteis.

 

13. O que eu preciso para transferir a cota?

R: Para transferir a cota para a sua titularidade, é necessário NÃO TER RESTRIÇÕES e comprovar um rendimento mensal de 3 a 4 x o valor da parcela (CAIXA e BRADESCO), em alguns casos podendo ser alterado para 5 x o valor da parcela, conforme o cadastro do cliente e  exigência administradora. Há possibilidades até mesmo de ser solicitado avalista conforme o nível de comprometimento de renda.

Para se comprovar rendimento pode ser utilizado holerite + carteira assinada, decore original com selo do contador ou ate mesmo extratos bancários.

Algumas administradoras aceitam a renda familiar, renda de esposo e esposa.

 

14. Quais são os documentos necessários para emissão do Termo de transferência ou Procuração pública?

R:  RG e CPF (inclusive cônjuge se casado) *

Comprovante de endereço*

Profissão

Grau de escolaridade

Telefone

* enviar documentos digitalizados por e-mail.

2015 - Todos os direitos Reservados