Perguntas e Respostas Cartas Novas

1. Quais são as condições para participar do Sistema  de Consórcio?

R: Basta que você seja maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado.

 

2. Quantas Cotas Posso adquirir?

R: Toda administradora tem regras definidas quanto a isto, mas vai depender de sua capacidade de pagamento, em aquisição de valores altos e de várias cotas, é feita uma pré-analise.

 

3. O que acontece quando a prestação for paga após o vencimento?

R: Sempre que houver atraso do pagamento da sua prestação mensal, sua cota não participará do sorteio e não será possível ofertar lance para a assembléia em que ocorreu o atraso. As prestações vencidas ficarão sujeitas a juros de mora e multa contratual, bem como a eventuais reajustes ocorridos no Plano.

 

4. É possível antecipar o pagamento das prestações mensais?

R: Sim. O valor pago a mais será considerado para a amortização de suas prestações mensais na ordem inversa , a contar da última.

Na quitação da cota não são aplicados descontos, visto que não são cobrados juros em consorcio. As taxas cobradas são para formação, organização e administração do grupo. Nos casos em que a cota não esteja contemplada, a quitação antecipada não dará direito à contemplação.

 

5. Como são feitas as contemplações?

As contemplações ocorrem por sorteio e por lance. Dependendo da Administradora pode ser realizada on line ou pela loteria federal.

 

6. Como posso ofertar um lance?

R: Sempre esteja atento as possibilidade de lances de sua administradora, o que te dá a possibilidade de participar de duas modalidades em cada Assembléia, por sorteio e lance, lembre-se até 1 (um) dia antes da data da sua assembleia.

 

7. Posso Solicitar a exclusão de sorteio?

R: A partir da segunda assembléia de contemplação, é possível solicitar exclusão do sorteio. O prazo mínimo de exclusão será de três assembléias, podendo o consorciado retornar a participar dos sorteios a qualquer momento mediante a solicitação formal. Será revertida de forma automática e independente de comunicação se os únicos consorciados a serem contemplados estiverem na situação de exclusão de sorteio.

 

8. Posso saber quando vou ser contemplado?

R: Como a contemplação no sistema de consórcio ocorre mediante o sorteio da cota na assembleia, não há como assegurarmos um prazo fixo para a contemplação. A mesma ocorrerá dentro do prazo estipulado pelo grupo, e poderá aumentar suas chances em caso de oferta de lance na cota, que será sigiloso até o momento do sorteio, não havendo como garantir se será ou não, a oferta contemplada.

 

9. Após ser contemplado em quanto tempo tenho para utilizar o crédito?

R: Se estiver com as condições de cadastro boas de imediatamente, caso não tens que resolver as pendencias, ou consultar a sua administradora sobre outras possibilidades, como segunda garantia e/ou avalista. Lembra-se, o seu crédito ficará disponível a partir do dia seguinte à contemplação, não tendo prazo máximo estabelecido para sua utilização.

 

10. O que ocorre na desistência do consórcio?

R: A empresa consorciada poderá desistir de sua participação no grupo de consórcio com a respectiva devolução dos valores pagos, de acordo com os seguintes critérios:

- Caso não tenha participado de nenhuma Assembleia Ordinária de contemplação, a devolução dos valores se dará em até 72 horas da solicitação da desistência.

- De acordo com a circular do BACEN 3532 e Lei 11.795/2008, caso a empresa consorciada já tenha participado de assembleia, os valores pagos ao fundo comum do grupo (sem taxas), deduzidas as penalidades contratuais, serão restituídos após a contemplação do desistente em assembleia que se dará mediante sorteio mensal e que poderá ocorrer até o encerramento do grupo.

 

2015 - Todos os direitos Reservados